segunda-feira, 25 de abril de 2011

No começo do ano quis fazer calendários tendo por tema a Comunidade Totus Mariæ. Consultei o Google para encontrar modelos (pois não gostei do que os programas que tenho ofereciam) e encontrei dois sites até bem simples mas bastante úteis!

Um deles, o FotoCalendario, tem um modelo fixo para calendário de mesa: é só imprimir em um papel encorpado, recortar e dobrar. O que fiz foi criar um modelo com uma imagem básica, e depois a substituí no PhotoImpression pelas imagens que queria. Fiz um calendário com fotos de eventos (viagem, curso) e outro com nossos Rosários:


Imprimi em papel reciclado 120g e ficou muito bom. O papel já tem cor, por isso nem toda foto ficará boa devido ao contraste um pouco mais baixo. Considere isso ao escolher as fotos! As que escolhi ficaram lindas (modestamente! rs...) e passaram a mensagem que eu queria.

Escolhi também outro modelo, pois eu queria ter 12 fotos diferentes relacionadas à Comunidade, um calendário que fosse mesmo como um álbum de lembranças. Além disso, eu queria aproveitar o suporte de um calendário de anos anteriores! Esse deu mais trabalho, mas encontrei um site (xi, vou ficar devendo o endereço por enquanto...) com vários modelos. Escolhi um e gerei as 12 páginas de meses, mais uma capa e um calendário completo numa só página para ter um formato "profissional" de calendário de mesa.

Escolhidas as fotos, tive que ajustar o tamanho das páginas com o suporte a ser reaproveitado... tentei até fazer um suporte maior, mas no fim... ia chegar junho e eu não ia ter calendário nenhum! Decidi usar mesmo o suporte que tinha, e pronto. Depois de quebrar a cabeça para fazer o acabamento - quem diz que eu ia conseguir fazer os furinhos todos, sem o furador adequado, para recolocar o wire-o? -, usei dois pedaços daquele arame encapado que fecha embalagens de pão de forma!

Como o resultado não ficou 100%, esse calendário ficou para mim. Está na minha mesa de trabalho:

As folhas maiores não aproveitei, pois também errei ao imprimir ou ao perfurar... mas elas vão virar papel de rascunho ou servir de base para alguma outra "arte".

0 comentários:

Postar um comentário